terça-feira, janeiro 05, 2010

Novidades 2010 - Maratona BTT Idanha

Olá a todos e Bom Ano.
2010 promete ser um ano muito movimentado... vamos ter o I Encontro Nacional de 2cv e derivados a realizar em Santarém no qual tenciono estar presente, contudo é só para Setembro.
Vamos também ter:
- Encontro 2cv de Mangualde – Club 2cv de Mangualde 24, 25 Jul;
- Descoberta da Guarda – 2cv Guarda 4 a 6 Jun

Mas como aqui se fala um pouco de tudo em 2010 tb será ano de grandes maratonas btt uma delas será a Maratona BTT de Idanha para a qual já tenho inscrição confirmada



Eu e o meu irmão vamos participar na prova dos 50 Km AkA Meia Maratona e terá o seguinte percurso:

Meia Maratona

A Meia-Maratona inicia-se em Idanha-a-Nova , com direcção a Idanha-a-Velha, percorrendo as ruas desta Vila na companhia dos participantes da Maratona e Estafeta. O percurso vai proporcionar paisagens extensas e agradáveis, destacando a possibilidade de observar a aldeia histórica de Monsanto instalada num imponente maciço granítico.

Durante largos quilómetros os campos verdes e várias lagoas acompanham-nos, permitindo usufruir da natureza sem grandes desníveis, alcançando rapidamente a Aldeia de Alcafozes. Aqui teremos o 1º posto de abastecimento onde poderemos abastecer de líquidos e sólidos. Chegado o momento de partir, tomamos a direcção de Idanha-a-Velha que se encontra a 8kms, percorrendo alguns trilhos rolantes e rápidos ladeados por sobreiros, pinheiros e uma bela barragem, que proporciona contrastes entre o azul CÉU e o verde das suas águas, desafiando-nos ao mergulho.

Inebriados pela beleza da paisagem e pela configuração do terreno, a adrenalina sobe e a velocidade aumenta, levando-nos rapidamente à entrada de Idanha-a-Velha pela sua bela Ponte Romana, sobre o rio Ponsul (bela piscina, hummmmmmm que saudades). Atravessados alguns dos seus locais históricos e após o 2º posto de abastecimento aí localizado, saímos pela porta amuralhada, atravessando o rio Ponsul, a vau ou pelas poldras romanas. Por estradões largos e rápidos vamos acompanhando o rio, deixando-o na sua toada lenta e segura.

Alguns quilómetros percorridos vislumbram-se as apaixonantes paisagens da Barragem Marechal Carmona, percorrem-se estradões e singletracks alucinantes que nos cruzam com os maratonistas até chegarmos ao Parque de Campismo de Idanha-a-Nova, sobranceiro à Barragem.

Seguidamente os trilhos levam-nos ao limite inferior do dique , mostrando-nos a sua imponência, o que nos dá alento para as subidas e descidas acentuadas que nos esperam até Idanha-a-Nova, sendo a última subida a mítica Calçada Romana.




Vídeo promocional da prova:

5 comentários:

Simon Says disse...

Isto promete!

soundzen disse...

obrigada joao por te juntares ao meu blog... aqui faço o mesmo ;) essa neve é de doidos! boas pedaladas. PS: vais comprar nova suspensao traseira?

jbarriga disse...

eu gostava muito de participar nessa maratona mas infelizmente não fui a tempo de me inscrever. se souberem de alguem que queira vender a inscrição digam me qq coisa...

jbmarques@live.com.pt

Quim Martins disse...

Em Idanha -a-Nova como sempre serão recebidos de braços abertos, e que esta Maratona vos fique de memória por largos anos pelos melhores motivos.
Abraço

João F. disse...

Obrigado Quim Martins, Certamente irá ficar na memoria, e espero que tudo corra bem, só é pena ainda faltar tanto tempo para o dia 8 de maio.