No passado dia 11/07/2009 finalmente cumpriu-se o objectivo de ligar a Guarda a Vila Franca das Naves pelo famoso trilho paralelo ao Caminho de Ferro.
Feito o trabalho de casa tudo parecia facil, contudo devido a um erro na transferencia do Track par ao GPS ficamos sem parte do registo, logo foi necessário andar às apalpadelas.
Numa primeira fase circulamos junto à A25, parte do trajecto muito rolante com velocidades de ponta jeitosas :)
Feito o trabalho de casa tudo parecia facil, contudo devido a um erro na transferencia do Track par ao GPS ficamos sem parte do registo, logo foi necessário andar às apalpadelas.
Numa primeira fase circulamos junto à A25, parte do trajecto muito rolante com velocidades de ponta jeitosas :)
A primeira paragem para a foto da praxe deu-se no alto da Santa mesmo antes do Rocamonde.
Tirada a foto às maquinas aconteceu o primeiro contratempo do dia.
Pois ao colocar a maquina para a foto com temporizador não é que ela cai para dentro da manilha!? lol lá tivemos que andar a levantar o pedaço de cimento para conseguir retirar a maquina.
Ultrapassado este contratempo eram horas de acelerar pois começava a ficar tarde.
Dobrada a serra a vista era simplesmente espectacular,
A elevada velocidade e a falta de apoio (GPS) levou ao erro mais grave de todos, pois no seguimento do trilho entramos num outro trilho aberto por jipes e não demos conta que havíamos passado o cruzamento onde em iria-mos atravessar a linha do caminho de ferro...
Enfim uns metros valentes mais à frente encontramos o nosso primeiro arame farpado do dia...
Facilmente ultrapassado lá continuamos nós pelos lameiros e quintas ao longo do vale (o objectivo inicial era circular pelo cimo do monte)
Meios às apalpadelas lá conseguimos dobrar o vale e encontrar o/um trilho que nos tirasse dali
mas foi sol de pouca dura pois um quilometro à frente lá estávamos nós novamente no vale a atravessar lameiros
Enfim ainda atravessamos mais dois portões com arame farpado, e pedalamos por entre caminhos muito pouco ou nada utilizados... mas conseguimos encontrar a linha do caminho de ferro...
Os últimos quilómetros foram feitos na relação 3/9 e a bicla não dava mais. Ainda tive que parar pois os espigos espetados no pneu eram demasiados e foi preciso repor ar, graças a deus que tinha liquido na camara, pois com o rolar não foi preciso substituir a câmara de ar.
Em resumo, a voltinha foi agradável e totalizou 28 quilómetros. A maquina (trust) digital da praxe revelou ser um equipamento pronto para todo o serviço, pois recordo que depois do banho de lama de Viseu ela ficou meia apanhada, mas já lhe passou. A bicla, está fantástica! reduzi a pressão do amortecedor traseiro para 190 psi e agora sim é confortável. usei cerca de 70% do curso disponível, creio que vou deixar assim.
A foto do destino
detalhes do IBP:
De 11/07/2009 - Guarda -> Vila Franca das Naves |
Distancia total 27,596 Km.
Desnível de subida acumulado 405,91 m.
Desnível de descida acumulado 752,78 m.
Altura máxima 908,58 m.
Altura mínima 561,55 m.
Track- Google Earth
Visualizar Guarda - Vila Franca das Naves em um mapa maior
4 comentários:
bom passeio e bela paisagem, é o que temos de bom por aqui!
A mítica Trust ainda funciona!
É das poucas máquinas fotográficas digitais SEM ecrã!!!
Ou seja, toda a "piada" das fotos de antigamente (do "não faço ideia como vai ficar") com a comodidade do Digital!
Parabéns pelos trilhos desbravados e pela máquina de guerra.
Olá Simão! Sim "mítica" trust ainda funciona. Aquilo é mesmo maquina de guerra é impressionante o que consegue aguentar. No passeio de Viseu apanhou muita lama e agua e lá no meio ainda deixou de funcionar mas no final da prova já estava outra vez a disparar. Recomenda-se a todo o estudante universitário o uso desta maquina Trust Powec@m Flash 500 pois a minha sobreviveu à vida de um estudante universitário e agora à agua lama e pó do BTT. :)
É caso para dizer que é uma máquina de Confiança (Trust)!
Enviar um comentário